terça-feira, 11 de setembro de 2012

Números na Bíblia, Os




Números na Bíblia, Os

Na Torah e nas demais Escrituras, os números não são somente uma contagem qualquer. Não se pode esperar que a idade de uma pessoa seja considerada um registro cartorário como hoje procedemos.

A dimensão simbólica é que nos possibilita chegar mais perto do escritor bíblico e da experiência que o originou. Os números fazem parte dessa dimensão simbólica e pode-se fazer teologia sobre o significado de cada um deles.
Ao tomar a Torah como base do Cânon Bíblico, é possível notar que a simbologia dos números nela impressos se expande para o restante do Cânon Bíblico, seja da Bíblia Hebraica, seja de toda a Bíblica Católica.
Muitos, na procura de uma decodificação dos números na Bíblia, enveredam por vias da gematria ou da atribuição de conteúdos mágicos que não condiz com o contexto das Sagradas Escrituras. Afinal, os números têm um peso simbólico universal, peso que os autores da Escritura enquadraram dentro da perspectiva teológica da Torah e das demais Escrituras.

Sobre o autor:

MICAEL DE MORAES, sjs
Sacerdote salvista, natural de Cordeirópolis (SP), é Bacharel em Ciências Contábeis e Licenciado em Ciências Sociais (ISCA – Limeira, SP), doutor em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção  e pós-graduado Lato Sensu em “Cultura Judaico-Cristã, História e Teologia” pelo Centro Cristão de Estudos Judaicos (São Paulo, SP). Atualmente é Diretor de Estudos e Professor de Teologia no Instituto São Boaventura e Administrador Paroquial da Paróquia Santa Cruz, Parelheiros (Diocese de Santo Amaro, São Paulo, SP).
Ficha técnica:
NÚMEROS NA BÍBLIA, OS
Autor: Pe. Micael de Moraes, sjs
Copyright: Palavra & Prece Editora
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 144
ISBN: 978-85-7763-244-2
Cód. de barras: 9788577632442

Nenhum comentário:

Postar um comentário